Blog sobre Gatos

Os gatos são criaturas fascinantes e que nos deixam encantados desde a Antiguidade. Não é de estranhar, por isso, que ao longo do tempo tenham surgido alguns mitos peculiares sobre estes animais incríveis. Deixamos-te aqui 7 mitos comuns sobre gatos (e a sua correção).

1. Os gatos não podem ser treinados

É verdade que treinar cães é muito mais fácil de treinar um gato, porque os cães têm um sentido de matilha e o sistema de recompensas funciona muito bem com eles. Mas os gatos podem e devem ser igualmente treinados a obedecer a comandos básicos. Também é possível treinar um gato a usar uma trela, ou a não subir para a cama. No entanto, para o fazeres, terás de saber como funciona a mente de um gato e aplicar esse conhecimento ao seu treino.

2. Os gatos bebem leite

É uma imagem de desenho animado ou de filme clássica: um gato de aspeto sedoso que bebe o seu leite indolentemente de uma taça. Mas na verdade, os gatos são intolerantes à lactose, e, em excesso, o leite e seus derivados pode causar problemas graves no felino. O leite apenas é adequado a gatos bebés, e mesmo esses só devem beber leite materno.

3. Os gatos são criaturas insensíveis

Os gatos ganham a fama de insensíveis, por não andarem constantemente junto de nós nem a lamber-nos como fazem os cães. Mas a verdade é que os gatos são animais cheios de amor e gostam de o demonstrar à sua maneira. Quando ele se roça na tua perna, salta para o teu colo, dorme aos teus pés ou te traz um animal morto para casa, está a demonstrar que te ama e que se importa contigo.

4. Os gatos têm 7 vidas

Infelizmente, como qualquer tutor de gato sabe, estes só têm uma vida. Mas de onde surgiu o mito? A verdade é que os gatos têm uma musculatura e corpo bastante resistente a certos impactos e capaz de se afinar de modo a cair direito. Mas isso não torna o gato invencível, e em caso de impacto maior, as consequências podem ser desastrosas.

5. Os gatos vêm a preto e branco

O ser humano tem células recetoras das cores azul, vermelho e verde. Isto permite-nos distinguir diversas tonalidades. No caso dos gatos (e dos cães), os recetores de cores apenas dão para ver azul e verde, o que significa que estes animais não distinguem rosa e vermelho. Mas tal não significa que vejam a preto e branco: conseguem ver diferentes tonalidades de verde, azul e amarelo.

6. Os gatos precisam de menos cuidados que um cão

Tal como todos os outros animais, os gatos precisam de cuidados, já que podem aparecer doenças ou outro tipo de problemas que pode comprometer o seu bem-estar. Os gatos devem ter a vacinas em dia, estar bem cuidados física e mentalmente e ter uma nutrição equilibrada, não devendo ser descurados. Afinal, a dedicação depende do tutor e não do animal.

7. Gatos e cães são inimigos

Pode-se dar o caso de alguns destes animais não se darem muito bem, mas a verdade é que, se ambos forem devidamente socializados desde pequenos, não haverá problemas no seu convívio e poderá até assistir de perto à formação de uma amizade muito bonita e que durará toda uma vida. Os gatos (tal como os cães) devem ser socializados com outros humanos e animais desde pequenos. Pode começar este treino enquanto ele é pequeno, antes das 8 semanas de vida, mas a verdade é que estas duas espécies podem aprender a conviver em qualquer altura, com as devidas precauções a início.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *