De grande porte e muito pêlo o cão serra da estrela tem muito que saber e carinho para dar.
Sumário
Porte: Grande
Pelo: curto a médio, com três cores. Larga bastante pelo.
Habitação ideal: vivendas ou áreas de grande espaço.
Temperamento: Leal, protetor, com capacidade de pensar antes de ser reativo caso treinado
Energia: média/alta
Cão serra da estrela
O cão serra da estrela tem fama em Portugal por saber guardar rebanhos, normalmente em zonas montanhosas (daí o seu nome) e serem bastantes fieis ao dono quando treinados.
Como a sua “função” principal é proteção, podem agir de forma reativa a algo que percebem como ameaça ou desconhecido. Por esse motivo é essencial treinar este cão de grande porte e de preferência aconselhamos que não seja o seu primeiro animal de estimação, por ser necessária experiencia para o seu treino.
O seu porte
Este pet não pode de todo estar em um apartamento, pois devido à sua estrutura corporal de 60 a 70 cm de altura (entre 40 a 50kg) necessita de bastante espaço para correr e andar. Caso contrário, o animal ficará com displasia da anca, problemas relacionados com tendões, energia e stress acumulado que poderá se manifestar em ações não desejadas de agressividade, dominância, territorialidade, etc.
Neste exercício diária e prolongado é necessária uma aprendizagem exploratória para que o mesmo não tenha ações reativas a sons, luzes, pessoas e outros animais, e dessa forma previnem-se possíveis acidentes.
É então aconselhada uma socialização constante com outros cães, tendo o cuidado de não começar desafios de demonstração de dominância.
Cuidados de saúde de um cão serra da estrela
Como qualquer outro animal, este necessita de ser vacinado, desparasitado, lavado (a cada 6 meses), escovado (uma vez por semana, e na mudança do pelo diariamente) e levado ao veterinário uma vez por ano para consulta de rotina. Por viverem em lugares montanhosos aconselhamos bastante a utilização de coleira repelente de mosquitos possíveis de infetar com leishmaniose.
Passeios longos e local de habitação espaçosa fazem parte da saúde deste animal, pelo seu porte. Estes cães são conhecidos pelos problemas nas suas articulações, e por esse motivo o exercício físico em excesso também não é aconselhado.