Ter um animal de estimação em casa implica certas responsabilidades, entre as quais a sua educação, para que a coexistência seja perfeita. Uma das primeiras coisas que tens de lhes ensinar, para bem de todos, é a usar a caixa de areia.

É normal que tenhas algumas dúvidas: afinal, como o ensino a usar a caixa de areia? O que acontece se ele insistir em não a usar? Existe alguma técnica ou truque para te certificares de que a usa sempre? Não te preocupes, porque consegui-lo é mais fácil do que se pensa, até porque os gatos são muito limpos.

1. Compra a caixa de areia certa para o teu animal de estimação

Se fores a uma loja especializada em animais de estimação, verás que há uma multiplicidade de modelos diferentes, de diferentes tamanhos, cores e formas. Então qual é o melhor para o teu gatinho? Há algumas coisas a ter em conta: se o teu gato for adulto, precisará de uma caixa de areia de bom tamanho (recomenda-se que as bandejas tenham entre 30 e 40 cm de altura para que nada caia para fora) porque o ajudará a escavar e a virar-se melhor.

Se o animal é pequeno ou tem problemas de mobilidade, é melhor procurar uma que torne o acesso mais fácil. E se tiveres mais do que um gato, não terás outra escolha senão comprar uma para cada um deles

Acima de tudo, escolhe um modelo que seja fácil de usar pelo teu gato e que seja também fácil de limpar.

2. Coloca a caixa de areia num local adequado

Os gatos também precisam do seu momento de privacidade, e é por isso que é aconselhável colocar a caixa de areia num local calmo da casa, onde possas garantir-lhes esses momentos de solidão.

Por isso, evita colocar a caixa de areia em zonas de passagem, com barulho, e com pessoas à volta, porque tudo isto dificultará o seu uso. Escolhe uma área isolada, um canto onde ele possa estar calmo, e não te esqueças de deixar sempre a porta aberta!

3. Reforço positivo

Esta técnica é usada não só em animais, mas também em pessoas, para reforçar o bom comportamento. Foi demonstrado que em vez de punir o mau comportamento, é mais eficaz recompensar algo que tenha sido bem feito.

Por outras palavras, se deres ao teu gato uma carícia, algumas palavras de encorajamento, um jogo ou um biscoito quando ele usar bem a caixa de areia nas primeiras vezes, ele associará este ato a algo positivo e quererá repeti-lo para o confortar e levar o prémio. Em ocasiões posteriores, depois de o ter aprendido, fá-lo-á de forma totalmente independente e instintiva.

Porque é que o meu gato urina para fora da caixa de areia e como é que isso pode ser evitado?

É possível que o teu gato não use a caixa de areia ocasionalmente. Estes pequenos acidentes são completamente normais e não devem ser tidos em conta. Basta lavar as áreas onde urinou com água quente e sabão (sem amoníaco ou detergentes), e isto impedi-lo-á de associar este local como um sítio para marcação no futuro.

A marcação é comum em gatos, eles pulverizam urina em certas áreas para marcar o seu território, embora também o façam quando estão sob stress. Portanto, se o comportamento se repetir, se o teu gato tiver problemas a usar a caixa de areia ou marcar o território mais do que o habitual, aconselhamos a pensares se aconteceu alguma alteração na rotina que o tenha deixado nervoso e também a visitar o veterinário para um check-up, a fim de excluir um problema de saúde como uma infeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *