Mikebnb blogue - a comunidade de petsitting em Portugal

Ainda que os nossos amigos felinos sejam naturalmente conhecidos pela sua graça e elegância, para muitos basta cheirar um bocadinho de catnip para perderem a compostura. Igualmente conhecida como erva-gateira, catnip, catmint, cat cocain e ainda cat crack, é uma planta que cresce naturalmente e que é adorada pela maior parte dos gatinhos, que ficam doidos com ela! Basta um sniff da erva e ficam brincalhões, amorosos, energéticos e confiantes.

Trata-se de uma erva perenal (que vive dois anos ou mais), da mesma família da menta e hortelã, com o nome científico de Nepeta Cataria, original da Europa e com uma flor branca e roxa, que cresce naturalmente em solos calcários. É, no entanto, mais conhecida por provocar um efeito estimulante nos felinos, principalmente os pequenos (gatos), ainda que haja relatos das suas sensações em tigres e leões (grandes felinos).

Mas porque é que esta erva causa os efeitos descritos nos gatinhos (e gatões)?

A erva contém uma substância chamada nepetalactona, um composto orgânico que estimula neurotransmissores relacionados com o humor e felicidade. Assim, quando os gatos sentem o seu odor ou comem-na, normalmente ficam entusiásticos, rebolam no chão contra a erva, esfregam-se nela, miam mais, ronronam, ficam com mais energia, rugem, babam-se um bocadinho, dão pontapés com as patinhas traseiras, e outros efeitos – um comportamento pateta genericamente. Depois perdem o interesse subitamente e afastam-se, mas é comum voltarem passado algum tempo e começarem a rebolar e a miar novamente.

Especialistas felinos consideram que o catnip provoca nos gatinhos a mesma sensação de euforia que as drogas alucinógenas causam nos humanos. Porém, o catnip não vicia os felinos nem traz consequências negativas para a saúde do teu animal.

Ainda que as sensações provocadas nos felinos sejam hilariantes, a reação ao catnip é hereditária e por isso nem todos os gatos vão ligar à erva. Por isso, é possível que gastes dinheiro em erva para o teu gatinho e ele não queira saber, assim como não quis saber aos outros 20 brinquedos que lhe compraste antes. Gatos são assim 🤷‍♀️

A sensação dura normalmente entre cinco e dez minutos, mas pode chegar a uma hora. Os gatinhos bebés não são sensíveis à erva; só gatos a partir dos seis meses geralmente é que reagem.

Benefícios para os gatos

Primeiramente, a vantagem de dar catnip ao teu gatinho é que o vais deixar num estado eufórico saudável. O bichinho vai querer brincar, divertir-se e correr pela casa, o que é ótimo para estimular o exercício e evitar problemas de peso.

Um truque engraçado é que podes comprar catnip em spray e colocar nos brinquedos ou arranhador que compraste, de forma a incentivar o gatinho a brincar com eles e a largar mais o sofá (porque nenhum móvel aguenta aquelas unhas, mesmo aparadas).

Contudo a planta também pode ter um efeito sedativo no animal, o que, tal como o exercício, reduz o possível stress que este tenha e melhora a sua saúde de forma geral.

De facto, a erva é tão calmante para alguns gatos que é recomendado que os felinos em abrigos de animais a consumam para reduzir o stress.

A erva é portanto uma boa forma de entreter o teu gatinho durante os dias: podes dar-lhe brinquedos que já vêm com a erva e é garantido que a brincadeira vai durar horas. Ou até à próxima soneca. A diversão é muita, mas o soninho é mais.

Também podes comprar erva fresca (cuidado que o efeito será mais potente e por isso a quantidade dada terá de ser menor), desidratada ou em spray. Em todos os casos, a moderação é a chave.

Dados os benefícios que a erva-gateira pode trazer para o teu animal, decerto não teria mal dares-lhe um bocadinho para ele experimentar. Será um momento de diversão e exercício físico para o teu gatinho. Se tiveres dúvidas, não te esqueças: lê o nosso blog e consulta um médico veterinário.

Fun Fact: Porque é que os gatos adoram azeitonas?

Surpreendentemente as azeitonas têm um composto químico que lhes dá um aroma semelhante ao da sua planta preferida – catnip . Pode ser encontrado nos oregãos, no manjericão e na hortelã!

Queres saber mais sobre o teu pet?
Descobre os nossos blog posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *